Nós Controlamos o Trim

Orientador:  Antono Carlos Fernandes
Autores: Mehran Mansoori - Aluno de Doutorado


Neste trabalho de pesquisa, desenvolvido no LOC da COPPE/UFRJ (Universidade Federal de Rio de Janeiro) estudam-se os efeitos hidrodinâmicos do interceptor em navios de alto desempenho. Procuram-se as características geométricas ótimas, com o auxilio de métodos numéricos e experimentais. O interceptor foi introduzido como um novo dispositivo alternativo, e mostrou-se como um meio eficiente de controle da estabilidade em navios de alta velocidade. A variação do trim pode causar um aumento na resistência do navio e criar instabilidades em navios de alto desempenho. Portanto, é necessário que o trim seja controlado. No vídeo apresentam-se resultados que mostram como o interceptor consegue controlar o trim de uma lancah planadora. A altura do interceptor tem um importante efeito sob sua eficiência, portanto deve ser dimensionada de acordo com a velocidade de cruzeiro da embarcação. Esta é uma das pesquisas de um aluno de doutorado no LOC.

 

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